segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carinho De Verdade!



Bom dia, queridos!

Finalmente vai sair o post sobre o projeto lindo Carinho de Verdade!

Estava mais do que ansiosa para escrever sobre essa causa magnífica que não para de crescer!

#carinhodeverdade

 
O que é violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – 
seja pela força ou outra forma de coerção – , ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica

ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

O abuso e exploração sexual são as duas formas, igualmente perversas, com que a violência sexual se manifesta.

O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de

estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução.

O agressor costuma ser um membro da família ou conhecido. Já a exploração pressupõe uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes.

 
 
 
A exploração sexual pode se relacionar a redes criminosas mais complexas e podendo envolver um aliciador,

que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.

Existe uma série de fatores que podem favorecer esse tipo de violência, além da condição de pobreza.

Entre eles encontramos questões de gênero, étnicas, culturais, a erotização do corpo da criança e do adolescente pela mídia, consumo de drogas, disfunções familiares e baixa escolaridade. Contudo, devemos lembrar que a violência sexual acontece em todos os meios e classes sociais.
 
Fonte: Childhood Brasil | www.childhood.org.br


#carinhodeverdade


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas da Presidência da República (Senad) já está na terceira edição do Curso Prevenção ao uso indevido de drogas –  Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias . 

A iniciativa promove a capacitação de conselheiros municipais e líderes comunitários na identificação de  recursos comunitários para criação, articulação e o fortalecimento da rede de apoio local integrada.

 
 #carinhodeverdade
 
 
 
Disponibiliza também aos estudantes informações atualizadas acerca do consumo indevido de álcool e outras drogas e sua interface com a temática violência focalizando a prevenção numa perspectiva de direitos humanos.

Atualmente 15.000 pessoas de todo território nacional participam do curso.

Saiba mais sobre Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais da Senad

Site: http://www.conselheiros.senad.gov.br
Contato: (48) 3952-1900

FONTE: http://conselheiros.senad.gov.br/

 #carinhodeverdade


O Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, é um serviço de proteção a crianças e adolescentes com foco em violência sexual da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra crianças e adolescentes e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas. Recebe/acolhe denúncias de violência contra crianças e adolescentes procurando interromper a situação de violação e encaminhando-as às instâncias cabíveis.

O Disque 100 funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados.

 
 Twitte você também e participe da campanha! #carinhodeverdade


Desde o final de 2010, o serviço foi ampliado para denúncias envolvendo pessoas em situação de rua, idosos, população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e pessoas com deficiência.

Saiba mais sobre Disque Denúncia – disque 100


Site: http://www1.direitoshumanos.gov.br/spdca/exploracao__sexual/Acoes_PPCA
Contato: (61) 2025.3536 / 3454 / 3106

FONTE: http://www1.direitoshumanos.gov.br/spdca/exploracao__sexual/Acoes_PPCAM/disque_denuncia



Expalhem essa campanha e twittem! #carinhodeverdade




Carinho de Verdade: um gesto contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. 
Abrace esta causa.


 

Carinho de Verdade é uma estratégia de mobilização da sociedade brasileira para promover a conscientização das pessoas, instituições, empresas e organizações sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo dados do Disque Denúncia Nacional, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual no Brasil no primeiro semestre de 2010. Mas não há dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes que vivem essa realidade no País.

 


A campanha de mobilização Carinho de Verdade foi lançada no dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com a Rede Globo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Childhood Brasil, o Sesc/Senac, a Petrobrás, a Firjan e várias organizações que integram as redes de enfrentamento à violência sexual no Brasil.


O objetivo da campanha é desenvolver ações que levem informação e promovam o debate em diferentes grupos da população, tendo como principal instrumento as redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.).

Com isso busca-se contribuir na construção de uma sociedade mais atenta e engajada em reduzir a indiferença e a tolerância da exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se, portanto, de um trabalho de educação social com o objetivo de ajudar a construir uma nova cultura na sociedade marcada pela conscientização da gravidade do problema.

O “Carinho de Verdade” tem como foco o fortalecimento da divulgação de iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos além dos serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Busca, com as ações desenvolvidas, contribuir para o fortalecimento da rede de proteção, enfrentamento e consolidação de um pacto social pela erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso País.

 #carinhodeverdade rumo aos 100mil twittes!!!

Seminários internacionais

As iniciativas da campanha não vão se limitar às ações realizadas no Brasil. No final de novembro e início de dezembro de 2010, dois seminários internacionais foram realizados em Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha), para apresentar as iniciativas nacionais, públicas e privadas, promover o enfrentamento do problema, conhecer as ações realizadas por esses países e buscar fortalecer a articulação uma rede internacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.



PARTICIPE!
  1.     fale com seus amigos, parentes e colegas de trabalho
  2.     ajude a multiplicar as informações
  3.     participe de projetos sociais na sua comunidade, bairro ou cidade
  4.     participe de instituições como o Conselho Tutelar ou Conselhos de Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes em sua cidade
  5.     exerça controle social, fiscalizando as políticas públicas existentes e verificando se elas estão sendo efetivas na redução do problema
  6.     organize debates em sua escola, local de trabalho, universidade
  7.     divulgue o site www.carinhodeverdade.org.br, e convide mais pessoas a abraçarem a causa e serem agentes dessa mobilização nacional


Então abraça esse punhado lindo, natural e fomorso de margaridinhas do campo e entre nessa campanha com Carola Ludolff?

Todos já entenderam a meta, right?

Vamos todos twittar a tag #carinhodeverdade até atingir a marca dos 100mil, 200mil, sem limites para essa campanha linda e única que estamos abraçando com muito orgulho!

Um grande abraço para toda a equipe do #carinhodeverdade que são uns queridos e para todos os meus amigos, leitores, clientes e followers, porque essa semana promete!

Beijos amores!




E não se esqueçam, sempre que twittarem, da tag #carinhodeverdade!



Nobody said it was easy
It's such a shame for us to part
Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
Oh take me back to the start
[ColdPlay - The Scientist]
#CARINHODEVERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário